sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Resenha: Uma tragédia americana - Theodore Dreiser

Sinopse

        Filho de pregadores fanáticos, criado na penúria, ao começar trabalhar com o tio, rico milionário, Clive é seduzido pelo mundo dos prazeres e da opulência. Quando está em vias de conquistar Sondra, bela e caprichosa milionária, Roberta, antiga companheira de solidão e pobreza, revela sua gravidez e a decisão de casar-se com ele.
         Mas, para Clive, nada e ninguém arruinariam seus desejos. Não agora, no momento em que a vida lhe oferece amor, conforto e respeito.

       

Resenha     

          Acreditem, meu pai achou este livro perdido nos armários do trabalho dele. Pesquisei sobre este livro e o que descubro? Este livro traduzido é uma raridade, ele está meio caidinho, até porque ele é de 1988 (por sinal o ano em que eu nasci, ele tinha que ser meu).
          Embora este livro tenha sido escrito em 1925, ele fala de uma coisa que não muda muito ao passar dos anos, o que as pessoas são capazes de fazer por causa da ambição.
       Este livro conta a história de Clive, um rapaz que é filho de um casa de pregadores, 2º filho de uma família de 4 irmãos. Eles viviam mudando de cidades, pelas quais os pais faziam missões evangelistas. Com uma educação negligenciada, Clive acabou não tendo a educação necessária para conseguir um bom emprego, depois de conseguir emprego como groom no hotel de Kansas City, acabou se envolvendo em acidente de carro, no qual terminou em fatalidade e se tornou um procurado da polícia, com medo de ser preso e prejudicar seu futuro, fugiu para outra cidade e mudou de nome.

       Nesta nova cidade acabou encontrando seu tio Samuel, que era dono de uma empresa de colarinhos. Seu tio lhe deu um emprego na fábrica, e lá ele acabou se envolvendo com Roberta. Mas Clive se apaixonou por Sondra, uma moça rica. Quando Clive planejava um casamento com Sondra, Roberta diz-lhe que está grávida e que ele tem que casar com ela. Clive então começa uma corrida contra o tempo tentando arranjar um jeito de se livrar da criança, mas quando o tempo passa e não tem outro jeito, a não ser ter a criança e assumir Roberta como esposa, ou matar Roberta.


        Neste momento Clive passa a planejar a morte de Roberta, mas no momento de por em prática seu plano, Clive desiste, mas um acidente acontece e Roberta morre. Agora Clive precisa provar que não matou Roberta, mas como provar uma coisa que ele havia planejado e que todas as provas são contra ele.

          O livro é extenso, cansativo, mas a história é muito boa.
          Ele acabou virando filme, não só um, mas dois American Tragedy (1931) e Um lugar ao sol (1951). Eu ainda não assisti, mas estou procurando para assistir.

Dados do meu livro

  • Título Original: An American Tragedy
  • Tradução: Lauro Escorel
  • Editora Nova Cultural Ltda
  • Publicado em 1988
  • 831 páginas




5 comentários:

  1. Esse livro serviu de base para o roteiro da novela Selva de Pedra de Janete Clair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério!!! Não sabia.
      Na verdade nem lembro da novela. Mas esse livro dá uma tristeza. São muitas escolhas erradas.

      Excluir
    2. Stephanie Aguiar,
      quer vender este livro?
      Kiko@inlar.com.br

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Stephanie,
    quer vender este livro?
    Eu gostaria de compra-lo.
    Kiko.

    ResponderExcluir