domingo, 14 de julho de 2013

Resenha: O Último Desejo - Saga do Bruxo Geralt de Rívia - Andrzej Sapkowski

Sinopse


           Geralt de Rívia é um personagem estranho, um mutante que, graças à magia e a um longo treino, mas também a um misterioso elixir, se tornou um assassino perfeito. Os seus cabelos brancos, os seus olhos que vêem melhor de noite que de dia, o seu manto negro, assustam e fascinam. E Geralt dedica-se a viajar por terras pitorescas, ganhando a vida como caçador de monstros. Pois nos tempos obscuros que lhe couberam em sorte abundam ogres e vampiros, e os magos são especialistas da manipulação. Contra todas essas ameaças, um assassino hábil é um recurso indispensável. Ora Geralt, que é ao mesmo tempo um guerreiro e um mago, tem capacidades que o fazem impor-se a todo esse estranho mundo. É um feiticeiro. E é absolutamente único.No decurso das suas aventuras, encontrará uma sacerdotisa autoritária mas generosa, um trovador lascivo mas de bom coração, e uma feiticeira caprichosa, de encantos venenosos. Amigos por um dia, amantes de uma noite. Talvez porém que no final da sua epopeia ele possa realizar o seu último desejo: reencontrar a sua humanidade perdida…

           O último desejo é o primeiro livro da saga do bruxo Geralt de Rívia, que terá continuidade com A espada do destino e O sangue dos elfos.

Resenha

          Mais um livro que eu li pelo Grupo Livro Viajante. Quando vi esse livro, eu me apaixonei pela capa. Adoro estórias que envolvam lutas com espadas. 
          Embora a série sobre Geralt de Rivia seja formada por sete livros, os dois primeiros (O ultimo desejo e A espada do destino) não são "livros", mas coletâneas de contos publicados inicialmente por Sapkowski em revistas que tratam de temas fantásticos. A saga propriamente dita começa somente com o terceiro livro (O sangue dos elfos).
Então por que, você ha de perguntar, os dois primeiros livros foram incluídos na série? Para que os leitores possam entender melhor a saga, pois diversos personagens e diversas situações irão requerer um prévio conhecimento de coisas que foram descritos nos contos.

           Eu demorei um tempo para entender o livro, na verdade fiquei muito confusa. Pois o livro em cada capítulo trata de passagens diferentes da vida de Geralt, algumas no passado e outras no presente. Geralt é um Bruxo, que na saga significa que ele recebe para matar monstros.  Mas Geralt tem, além do talento de Profissional no extermínio de monstros , princípios que outros bruxos não tem.
            
            A saga começa com o bruxo sendo contratado para acabar com um feitiço que fora lançado na filha de um Rei, transformando-a em um monstro.  Mas a corte do Rei tenta pagar ao bruxo pra ele matar a menina. E é aí que nos conhecemos a personalidade de Geralt.
As lutas com os monstros não são muito emocionantes, mas todas as batalhas do bruxo têm um contexto. O que não diminui a emoção dos capítulos.  Como diz na sinopse, às vezes os verdadeiros monstros são aqueles que têm aparência humana.
          
             Esse é um livro bem interessante, e ele me fez lembrar, em algumas passagens, de algumas histórias dos Contos dos Irmãos Grimm. O livro tem uma linguagem rebuscada em alguns pontos e em alguns diálogos chega a ter palavrões. Então não é uma leitura chata, pelo contrário, ela desenvolve bem rápido (depois que você se encontra no livro, se for lenta como eu).

             Eu gostei muito. E recomendo com certeza. Não vejo a hora de ler o segundo.

Sobre o Autor

Andrzej Sapkowski nasceu na Polônia em 21 de junho de 1948, e é economista de formação. Começou a carreira de escritor em 1996, escrevendo contos de literatura fantástica para a revista polonesa Fantastyka. O sucesso foi imediato, e deu origem a uma série de romances sobre o bruxo Geralt  de Rívia. O autor recebeu, ao longo de sua carreira, diversos prêmios. Atualmente, Sapkowski mora e trabalha em Lódz, na Polônia.



Dados do Livro

  • Título Original: Ostatnie Zyczenie
  • Tradução: Tomasz Barcinski
  • 1ª Edição (2011), 2ª Tiragem (2012)
  • 318 páginas




6 comentários:

  1. eu tenho muita vontade de ler este livro tá entre a minha lista de desejados forever and ever! :)

    bjos e bela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom. Eu não vejo a hora de ler a continuação.

      Bjkss

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro!
    Parece ser interessante! Estórias que tem fantasia como tema sempre chamam a minha atenção! Vou colocar na minha lista de leituras!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, seguindo.
      O livro é bem interessante. E a história mistura fantasias e aquelas velhas lições de moral.
      É bem bacana

      Bjksss, Seguindo

      Excluir
  3. Só tem um livro disponível? Não tem uma coletânea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo, os outros livros já estão a venda. Eu só não os li ainda, pois serão emprestados. Mas assim que eu ler, farei resenhas.

      Eles estão a venda na Saraiva: http://busca.livrariasaraiva.com.br/search?ID=BAF711207DD071E0D091B0870&ID=C95DD8297DD071E0D07130770&ID=745A8ADB7DD05101601300653&w=Andrzej+Sapkowski&af=&x=-830&y=-152

      Excluir