sábado, 22 de junho de 2013

Livro e Música

         Se perguntarmos as pessoas qual o melhor lugar para ler, com certeza  a maioria vai dizer que prefere um lugar tranquilo e sem barulho. Agora eu lhe pergunto, onde está este lugar perfeito?
          Você como eu, provavelmente, vive num lugar onde silêncio é luxúria. Dê-se por satisfeito o dia em que você só ouve o barulho dos carros na rua, e seu vizinho resolveu não brigar com a mulher, ou resolveu não colocar aquela música horrorosa no último volume.

          Esses dias eu estava lendo no ônibus, mas sem ouvir música (o ônibus estava vazio e muito tranquilo). Mas a medida que foi avançando pela Av. Pres. Vargas ele foi lotando e minha tranquilidade foi pra cucuia. Entrou três amigas que não falavam, elas gritavam, e era cada baixaria que eu já estava com vergonha. Eu logo recorri ao meu celular e pus um Krisiun pra tocar, isso mesmo Krisiun (barulho infernal pra algumas pessoas). Mas imaginem só, não só esqueci das meninas, como quase passei do ponto de tão distraída que fiquei.

         Eu tenho minhas loucuras com essas coisa, tenho a maior facilidade em ler com barulho, pra mim é super normal levar um livro pra um churrasco de família e ler enquanto converso. Mas quando estou sozinha, prefiro escutar música. Às vezes dou preferência a Música Clássica, é muito tranquilizante e acabo lendo muito melhor com ela. O bom rock n' roll também é uma escolha excelente, mas prefiro para situações como a citada acima. Pois nessas horas precisamos de um som que ofusque o som exterior. 

         Mas tem algumas músicas que prefiro não ouvir, pois se eu ouvir meu queridinho AC/DC, o livro vai ter que ser muito bom para que eu não o abandone e comece a me achar o próprio Brian Johnson e comece a cantar. Sem falar que Legião Urbana, é ouvir e começar a viajar nas letras e o livro acaba esquecido em minhas mãos. 

        Então, pra mim, não tem como separar minhas grandes paixões, uma acaba completando a outra. E uma ajuda muito a outra na hora do sufoco. Ler é uma maravilha, mas ler e poder ouvir uma música maravilhosa é viajar sem sair do lugar, é criar seu próprio mundo de tranquilidade no meio do caos.

        `Pergunto, o que você gosta de ouvir enquanto lê?


9 comentários:

  1. eu sempre Leio escutando Música é meio que uma tara em minHa vida principalmente pq leio no onibus, na rua, na biblioteca, na verdade leio aonde dá e quando dá...
    o que eu mais escuto é hevy metal mesmo.... pra alguém que lê romances de maneira geral... é um gosto meio estranho... mas reconheço sou uma pessoa meio estranha! :)
    Bjoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DominO você é das minhas. kkkk
      Leio em qualquer lugar, onde dá. E as músicas é sempre Heavy Metal, Hard Core. Essas coisas bem pesadas que ninguém pode imaginar. kkkk
      Mas esse é o interessante de nós. Somos diferentes.

      Excluir
  2. Olá bem eu não gosto de ler e ouvir musica, mas estou acostumada a ler no barulho e sim também leio em quanto converso nos churrascos de família rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu só leio quando tô estudando... para ler por diversão, eu prefiro o silêncio mesmo. Leio no barulho, em festas, trem, metrô, ônibus... mas com uma música em específico não. Na hora de ouvir música é para ouvir música, cantar, dançar... na hora de ler é para me concentrar na história.
    Abraços,
    Carla
    http://poemasamores.blogspot.com.br
    http://a-terra-magica-dos-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,
      Dependendo da música, eu ouço pra cantar e dançar.
      Mas ler com música, pra mim, é uma maravilha.

      Excluir
  4. Oie!

    Não consigo Ouvir musica enquanto leio, o máximo de barulho que suporto é uma tv bem baixinha. Gosto de silêncio, mas leio em qualquer lugar.

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem ?
    Vi que vc deixou uma mensagem no meu skoob
    e passei aqui para conhecer o seu cantinho.
    Gostei muito de suas postagens e queria dizer que já estou te seguindo.
    E de puder me siga também e curta minha fanpage, pois visitinhas minhas é que não vão faltar por aqui.
    Sempre que comentam em meu blog eu retribuo com o maior prazer do mundo, até porque gosto de conhecer pessoas
    novas.

    Espero poder contar com sua presença e que retribua
    me seguindo e curtindo
    bjos e fica com Deus =D

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li muito escutando música, hoje em dia não faço muito isso. Mas barulho realmente não me incomoda em nada. Leio em almoços de família enquanto todos os parentes (que não falam nem um pouco baixo) conversam em volta de mim. Leio no ônibus mesmo com gente gritando. Leio em consultórios médicos, leio no meio da rua. Leio até em shopping, quando estou esperando alguém. Acho que fico meio surda quando leio, porque nada me distrai. Minha mãe fala comigo 'trocentas' vezes e eu nem escuto. Quando eu leio sou meio sugada para dentro do livro. Só quando estou estudando mesmo é que prefiro lugares mais calmos (comprei até tampões de ouvido).

    Beijos.
    (www.)bibliotequismo(.com.br)

    ResponderExcluir